Radio Olisipo On air -
close

01.06.2023

Chalo Correia – Arraial Renovar A Mouraria 2023 #4

Radio Olisipo · Chalo Correia - Arraial Renovar A Mouraria 2023 #4
Chalo Correia – Arraial Renovar A Mouraria 2023 #4

Chalo Correia vai se apresentar no Arraial da Ass. Renovar A Mouraria no dia 3 de Junho, no Largo da Rosa as 19h. Apareçam!

Chalo Correia veio apresentar o seu projeto na Radio Olisipo, boa escuta!
Autor da entrevista: Francesco Valente (24 – 05 – 23)

Chalo Correia é um talentoso cantor e compositor nascido em Luanda, em 1968. Viveu a sua infância no período mais intenso e ardente da música angolana (década de 70): quando os músicos lutavam pela independência sem armas, reinventando o som angolano para restabelecer sua identidade.
Durante esse período turbulento e eufórico, Chalo não teve oportunidade de tocar nenhum instrumento musical, então ele e outras crianças faziam seus próprios violões com latas de azeitona amarradas com cabos de bicicleta. No final da juventude conheceu músicos de bandas revolucionárias como Os Merengues e Os Kiezos que influenciariam a sua música futura.

No início dos anos 90 Chalo mudou-se para Portugal, onde praticou guitarra e gaita num sistema selfthauth. Longe do seu país, a música era a única forma de se ligar às suas raízes, pelo que começou a criar canções originais baseadas nos estilos musicais tradicionais e urbanos de Angola e nas memórias da primeira infância.

Nos últimos 20 anos, sua música passou por um longo processo de amadurecimento, sendo tocada com diferentes conjuntos de bandas em muitos clubes, festivais, cerimônias de embaixadas até que ele decidiu gravar seu álbum de estréia chamado “Kudihohola” em 2015.

Chalo é um músico muito versátil. É possível encontrá-lo com a sua explosiva banda de 5 músicos em digressão pela Europa, ou misturando uma guitarra portuguesa do fado tradicional com música angolana no seu projecto de trio, ou ainda num incansável one man show, tocando acordes tradicionais da guitarra angolana manuseados pelo sincopado e ritmos percussivos complexos, como o Semba – o precursor do Samba Brasileiro – entre outros estilos tradicionais urbanos angolanos como Massemba, Kilapanga, Rumba, Kazucuta, Kabetula e Rebita. A sua voz vigorosa canta sobre as histórias angolanas do quotidiano guardadas nas memórias de infância de chalo, aliadas à sua experiência de vida como imigrante angolano em Lisboa. A gaita se junta a suas composições instrumentais soprando melodias enérgicas que combinam perfeitamente com sua nova música trazendo um estilo antigo com sabor de festa mesclado com uma forma contemporânea de compor. Chalo está nessa missão de resgatar o antigo culto de tocar gaita, elevando-a como instrumento principal.

Comentários

Deixe seu Comentário