Almada, Portugal
“CONTOS DA TRAFARIA” onde o Tejo se faz mar…
O podcast desta Primavera!
Um podcast de 12 episódios sobre a movida cultural, associativa e artística das Terras da Trafaria. É aqui, que habitam os 12 protagonistas do podcast, 12 vozes que nos contam a história deste território, através da sua própria realidade, 12 vidas que tomam em mãos a sua região, que a refletem e transformam, através da cultura, da arte e mesmo da investigação.
Com estreia a 21 de Março, o 1o episódio terá como protagonista “João o Professor de Música”. Nas últimas 3 décadas ele ensinou gerações a escutar e fazer música. É estimado por os jovens da Trafaria, com quem formou orquestras de cajados e búzios e com as quais correram o país. Raro é quem, entre eles, não o conheça e exclame: é o maior !
Uma criação de Marta Miranda no âmbito do projecto T-Factor.
Foi do encontro entre uma artista e o projecto T-Factor que nasceu este podcast.
T-Factor é um projecto da Universidade Nova com objectivos de reverter as tendências de abandono e negligência de zonas históricas nas zonas urbanas; criar aumento de interesse e mudar positivamente a sua percepção relativamente a essas áreas, por parte da administração pública, operadores económicos e culturais, cidadãos, os media e outros participantes; endereçar problemas relacionados com as alterações climáticas ou o ambiente.
Marta Miranda, voz e direção artística do projecto musical OqueStrada, sempre foi uma apaixonada por políticas sociais e o papel do indivíduo na comunidade, inicia, em 2001, o seu trabalho enquanto criadora, com uma linha onde a dramaturgia parte da realidade de um país em transição económica e, de revelar o espectador como parte integrante na construção de uma criação e não como mero consumidor de “cultura”.
Trabalha há 20 anos o território de Almada pelas características únicas de cidade fronteira entre economias, entre o norte e o sul, o urbano e o rural. Nesta região desenvolveu vários projetos e criações inspirados em histórias de populações e lugares com memória.
A proposta “Contos da Trafaria” podcast surge com a consciência que para novos futuros participativos precisamos de entender o território e a sua dinâmica. Precisamos de conhecer quem nele mora, o dinamiza e transforma com impacto na comunidade. Mapear parte deste agentes é um passo para ir ao encontro de questões lançadas por o T-Factor, como de que forma podem as artes, a cultura e a tecnologia reabilitar as nossas cidades?
PODCAST- CONTOS DA TRAFARIA
Data de lançamento: 21 Março 2023 – (@Spotify e YouTube ) Duração aproximada de cada episódio: entre 25 a 50m Frequência: semanal
criação e linha editorial: Marta Miranda
captação e edição: César Atouguia
comunicação: Sandra Simões
grafismo: @acarteirista
um projecto T-Factor da Universidade Nova de Lisboa.
_______________________________________________________________________________________
A Universidade NOVA de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Almada e englobada no projecto T-Factor, está a transformar a antiga prisão militar da Trafaria, com o objetivo de unir forças pela criação de valor nas ruínas das cidades e renovar o tecido social, cultural e económico dos espaços em regeneração.
No T-Factor estão também envolvidas a Universidade de Artes de Londres e a La Friche La Belle de Mai de Marselha, que, juntamente com a NOVA, se debruçam sobre o impacto das práticas artísticas na transformação urbana. A NOVA pretende assim modelar e prever alguns dos futuros possíveis onde o património, a arte e a tecnologia desempenham um papel central na educação, na investigação e na transformação urbana, com impacto na comunidade.
Mais informações sobre o Projeto T-Factor disponíveis AQUI
Marta Miranda cantora, dramaturga, compositora. Criou o projecto musical OqueStrada, paralelamente, desenvolveu processos criativos com a comunidade e para a comunidade a nível nacional e internacional. Apaixonada por políticas sociais e o papel do indivíduo na comunidade inicia, em 2001, o seu trabalho como criadora com 2 espetáculos para o Porto 2001 Capital da Cultura. Desenvolve, até à data vários projetos e criações numa estética inspirada em histórias de populações e lugares com memória. Protagonista do premiado filme “Silêncio, Vozes de Lisboa” e única artista portuguesa a cantar na cerimónia oficial do prémio Nobel da Paz.
– “Silêncio Vozes de Lisboa”: VER VIDEO
– Nobel Prize Concert: VER VIDEO
– “Chorar Faz Bem, Dançar Também”, documentário sobre o trabalho musical de OqueStrada e a Cova do Vapor enquanto símbolo de resistência popular: VER VIDEO
_______________________________________________________________________________________
PODCAST CONTOS DA TRAFARIA FACEBOOK |INSTAGRAM
+informações
sandra barros simões
+351 919175069 sandrabarrosssimoes@gmail.com
Projecto T-Factor @Trafaria 2020-2024