Radio Olisipo On air -
close

20.03.2023

CURA – A Música Portuguesa A Gosta Dela Própria -Tiago Pereira (entrevista)

Radio Olisipo · CURA - A Música Portuguesa A Gosta Dela Própria -Tiago Pereira (entrevista)
| CURA |o espaço físico daMúsica Portuguesa a Gostar Dela Própria   FESTA DE INAUGURAÇÃO
Dias 24, 25 e 26 de março 2023  
CURA é o lugar da Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. Sediado em Serpins, concelho de Lousã, distrito de Coimbra. É no centro do país que será inaugurado, no dia 25 de março de 2023, o espaço físico que celebra 100 anos de tradição oral portuguesa.

“CURA é o nome que vamos dar ao espaço físico da Associação A Música Portuguesa a gostar dela própria, resultante de uma candidatura à Operação Renovação de Aldeias. CURA significa a ação do tempo e celebra todo o nosso trabalho de registo audiovisual da memória colectiva portuguesa, dos últimos 100 anos. Gravando desde 2011; canções, músicas, práticas religiosas, artesãos, histórias de vida, sempre na primeira pessoa a cidadãos que nasceram entre 1920 a 1990, e, acompanhando, assim, a mudança de uma era. Com mais de 7000 vídeos que podem ser agora vistos e ouvidos no mesmo espaço, em Serpins, colocamos todo o mapa de Portugal nesta pequena vila do Concelho da Lousã. Onde estamos à mesma distância do Algarve e de Trás- os– Montes. Revelar este espólio num sítio único, destacar uma montra de artesãos, organizar debates, oficinas de saberes, trabalhar numa programação na busca incessante de humanização da cultura oral portuguesa.   O processo foi longo, mas foi muito bonito chegar até aqui e sabendo sempre que isto é só o início. Espero-vos ver em breve aqui, nesta CURA possível, um espaço de partilha e de escuta, onde se honra o legado do passado nunca descurando o presente e o futuro. A memória colectiva regenerativa. Promover a partilha e a escuta, esta é a nossa missão.   Tiago Pereira, fundador d’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria.   Combater a escassez da oferta cultural na zona centro do país, promover a diversidade artística, revelar tradições, e acima de tudo celebrar a mestria dos nossos anciãos, lutando contra o idadismo, são traves mestras na edificação de uma nova geografia que terá, em Serpins, as suas fundações.

CURA O ESPAÇO   Tratando-se de um espaço físico, CURA permite o contacto com o outro lado menos visível da Associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, as suas edições, uma revista semestral, Serpins Magazine que pode ser lida e adquirida, tal como os mapas ilustrados por diversos ilustradores,  Mantraste, Mafalda Salgueiro, Ana Gil, com códigos digitais para os vídeos gravados em Vila Nova de Poiares, Montemor-o-Novo, Alandroal e até todo o Baixo Alentejo e também os discos editados e produzidos por Tiago Pereira, “TOMO 1” de Sílvio Rosado e em breve “O Bombo” do percussionista Tiago Sami Pereira, ou ainda os documentários realizados e produzidos, As memórias da Mina da Panasqueira ou as Polifonias de Arouca, a Música Invisível sobre a música cigana em Portugal e muitos mais. Aqui vai nascer a Tasca Digital, um espaço com chão de azulejo, um balcão, mesas de taberna e uma mesa digital interactiva, onde se pode assistir aos vídeos do espólio da MPAGDP enquanto se provam vinhos e queijos de várias regiões do país, permitindo uma fruição e um conhecimento interactivo do país. Em cima há um espaço multifunções equipado com sistema de som e projetor de vídeo onde se pode assistir a filmes,debates, espectáculos de música ou de dança ou participar em oficinas.   CURA tem o apoio da Fundação Inatel, Junta de Freguesia de Serpins e Câmara Municipal da Lousã.

INAUGURAÇÃO CURA    dias 24, 25 e 26 de março 2023   PROGRAMA DAS FESTAS               
24 Março
·       Ensaios para o ‘Coro da Janelaao fim do dia. A Direção do Coro é do Maestro Nuno Costa. Atividade aberta a quem quiser participar, com a população local e de fora. ·       Concerto com Rua das Pretas no Miradouro da casa Cortez às 21h; ·       Visita às instalações da Cura.               
25 Março ·     Parada Musical com mais de 300 músicos vindos do país todo, do Alentejo a Trás os Montes, entre o 12h e as 14h; ·      Piquenique e Mega Almoço com os chefs André Magalhães (Taberna da Rua das Flores, Lisboa), e José Júlio Vintém  (Tomba Lobos, Portalegre), a decorrer em simultâneo, na cozinha do Rancho Folclórico e na Praia Fluvial Senhora da Graça (respetivamente) às 14h; ·       Atuação DJ MARYZKA no Palco da Praia Fluvial às 21h.             
26 Março ·       A casa Cortez, memória daquilo que é hoje a Cura às 10h; ·       Passeio pelas memórias de Serpins às 11h; ·      Inauguração  da TASCA Digital na Cura, com Concertos e conversas variadas das 14h às 20h.

Comentários

Deixe seu Comentário