Radio Olisipo On air -
close

Mamashemade

,

Sheylla Barros nasceu em Luanda de mãe moçambicana e pai cabindense, aquando da independência, a família teve de se instalar em Portugal, mais precisamente em Lisboa em 1982. Em meados dos anos 90 descobriu o canto e conviveu com o movimento Hip-Hop com o grupo pioneiro BOSS AC com quem realizou os seus primeiros concertos, marcando o início da música urbana em Lisboa.

Ela se emprenha da energia emergente, compartilhada entre admiração e entusiasmo de toda uma geração para a qual acaba de abrir um novo campo de expressão. Mas nessa época ela se contenta com refrões melodiosos que trazem o toque de doçura às rimas viris dos rappers em formação. Curiosa e recetiva à energia musical ambiente, interessa-se ao mesmo tempo pelo Garage Rock com o grupo DREAD ASTAIRE onde novamente, sobre fundo de música grunge experimental, trouxe tons de suavidade ao palco.

Depois chega a altura do seu desenvolvimento artístico pessoal, torna-se DJ em pequenos bares/clubes de Lisboa, aparece em projetos de curtas-metragens e sobe ao palco assim que surge a oportunidade.
Em Lisboa, nasceu a SHEYLLA B.

Mudou-se para Paris em 2003, onde estudou o canto de jazz scat, após a os estudos conheceu o baixista Lionel Tabar. Juntos criam TRUE FANTASY, ela é a autora, ele é o compositor do trio drum n’ bass. Com uma primeira demo serão premiados em vários eventos musicais em frança, como o prestigiado festival Jazz à Vannes. Surgindo assim várias oportunidades como tocar nas primeiras partes de: Chuchu Valdés, Roberto Fonseca, Dub Pistols.

TRUE FANTASY então lançou seu primeiro álbum autointitulado em 2012. A aventura duraria 9 anos.

Em 2017 criou MAMASHEMADE, um projeto íntimo e feminista. Com a força de sua maturidade e de sua experiência, ela carrega este projeto sempre atrelado à sua voz sensual e suave em seus próprios textos introspetivos, às vezes melancólicos, em português, inglês e francês. Ela será acompanha pelo contrabaixo e compusera as suas melodias, textos e bases rítmicas para finalmente expressar a sua própria “fantasia real” de uma forma feminina. O repertório original agora escrito e composto por Sheylla B. proporciona-lhe a oportunidade de tocar em palcos de frança à Macau.

Em 2020 tudo se báscula devido à uma crise sanitária COVID-19, ela decide nesse momento graças ao encontro com um músico/engenheiro de som Sweet$pot que a convida para gravar o álbum em seu estúdio e criar a sua própria editora de música SHEO.

Desta colaboração nasceu o álbum MAMASHEMADE, composto por 9 títulos originais, produzido pela SHEO Music, a editora de Sheylla B e Sweetspot.

DJ Playlists