Muana – Um Monge Na Cidade (àlbum) (2022)
Muana em dialeto Xisena – umas das muitas línguas nativas de Moçambique – quer dizer o mais novo. Neste caso, o mais novo de 4 irmãos. Nascido em Moçambique na cidade da Beira em 1967, filho de uma professora primária e de um empresário madeirense, vivi até aos 4 anos numa pequena vila, literalmente, no meio da selva – Inhaminga.
Posteriormente mudei-me para Maputo (Lourenço Marques) onde fiquei até aos 10 anos. Um período fundamental na formação da minha personalidade e no desenvolvimento de uma
consciência profunda de liberdade, que tem acompanhado toda a minha atitude de vida.
Com 10 anos mudei-me definitivamente para Portugal. Com 14 aprendi a tocar guitarra através do meu irmão 4 anos mais velho. Mantivemos uma parceria musical durante muito anos.
Sempre me senti um cabo de alta vibração, um vórtice de energia que traz ventos de criatividade e agitação.
Aos 16 anos tive a minha primeira experiência com bandas de garagem, seguindo-se uma segunda experiência com 18 anos. Em ambos os casos deu-se um rompimento abrupto com esses projetos, visto um e outro dedicarem-se apenas aos covers. Já na altura o meu mundo
era diferente, era o mundo da descoberta dos originais.
Não há muitos exemplos de músicos a iniciarem a sua carreira com 54 anos e talvez seja este elemento, completamente fora da caixa, que faz toda a diferença.
A música que crio atualmente é apenas a consequência lógica de toda a minha vivência.
Comentários