Lisboa, Portugal
José Lencastre é um saxofonista, improvisador, e compositor de Lisboa.
Pouca gente sabe, mas é também licenciado em Comunicação Social, sendo a Rádio uma das suas paixões.
A rádio convidou alguns DJs e músicos para criar podcasts sobre pesquisas musicais, no âmbito do programa “Disco Voador”. Desta forma iremos viajar entre diversas sonoridades do mundo. Zé Lencastre apresenta quinzenalmente na Olisipio um programa de 30 minutos dedicado à música improvisada contemporânea.
Reconhecido músico versátil, tem tocado vários géneros musicais ao longo dos anos ( Afrobeat, Semba, Choro, Poetry Slam, etc ) A partir de 2005 entra em contacto com o vibrante movimento da música improvisada nacional e desde logo passa a fazer parte do seu circuito de concertos e sessões, tocando com a grande maioria dos músicos lisboetas e também com artistas internacionais de várias partes do mundo.
Entre 2012 e 2016 viveu no Brasil, onde teve a oportunidade de desenvolver o seu interesse pela vasta e rica cultura rítmica, melódica e harmónica de diferentes tradições, tais como o Choro, o Frevo, a Ciranda, etc.
Durante a sua estadia em Pernambuco criou o grupo Inconsciente Colectivo, um trio de sax, teclas, e bateria, que tocava sobretudo composições originais.
De volta a Portugal, forma o Nau Quartet com Rodrigo Pinheiro, Hernâni Faustino, e João Lencastre.
Este grupo tem quatro discos editados até à data, todos eles muito bem recebidos pela crítica e pelo público, tanto em Portugal como fora.
Em Novembro de 2019 é editado pela Clean Feed, “ Live in Moscow “ – registo de um dos concertos da tour que o grupo fez na Rússia no ano anterior.
Tem tido a oportunidade de se apresentar ao vivo em vários países, tais como França, Alemanha, Inglaterra, Eslovénia, Sérvia, Rússia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Marrocos, Itália, Bélgica, e Espanha.
Desde 2017, tem ido várias vezes à Holanda, e fruto desse encontro com músicos da cena free e improv de Amesterdão lançou juntamente com Raoul van Der Weide e Onno Govaert o album Spirit in Spirit – Live at Zaal 100. Um outro grupo fruto destas viagens é o trio SPOS com Miguel Petruccelli e Aleksandar Scoric.
Em 2020 lançou Anthropic Neglect com Jorge Nuno, Felipe Zenícola e João Valinho. Este grupo tocou no ano seguinte no festival Jazz em Agosto, para uma lotação esgotada no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.
Juntamente com outros amigos músicos fundou a editora Phonogram Unit e participou na primeira edição discográfica deste selo: Vento, onde toca em trio com Hernâni Faustino e Vasco Furtado.
Em Setembro de 2021 é lançado pela PU o album “Thoughts are Things” onde o Nau Quartet convida Pedro Carneiro.
Em Abril de 2022 apresenta o seu grupo Common Ground em estreia discográfica. O quinteto conta com a participação do veterano Carlos Zingaro no violino, da fantástica pianista Clara Lai, do exímio contrabaixista Gonçalo Almeida, e do talentoso João Sousa na bateria.
Mais info:
https://joselencastre.bandcamp.com