Manila – Fuga Em Fá (2024) (single)

Manila – Fuga Em Fá (2024) (single)

Inspirados pelo groove e marcados pela nostalgia portuguesa, os MANILA apresentam o seu primeiro EP, “Domingo à tarde”.

Após os singles de antecipação “domingo à tarde” e “estas ruínas”, os MANILA lançam agora a obra completa, gravada entre 2023 e 2024 no Bairro Up Studios, com produção de João Sampayo e masterização de Miguel Sá Pessoa. Este EP resulta de uma fusão das várias influências musicais dos membros da banda, integrando as diferentes perspetivas de cada um, ao mesmo tempo que apresenta uma base comum de inspiração.

Ao longo das seis faixas, os MANILA exploram temas variados (alguns mais cliché do que outros), mas todos imbuídos da “inexorável nostalgia de ser português”, que se traduz numa obra cantada exclusivamente em português. A sonoridade, no entanto, ultrapassa fronteiras, inspirando-se em géneros como o Jazz e o Soul, enriquecendo o projeto com uma paleta musical diversificada e abrangente.

“Domingo à tarde” destaca-se pela identidade coesa e pela fluidez entre estilos. As faixas abordam temas como o amor, a solidão e outras dicotomias existenciais, num registo onde o groove e a ambiência convidam à dança e à introspeção.

Disponível digitalmente, este EP marca o início do percurso dos MANILA, que apresentam um trabalho onde se combinam autenticidade e expressão musical.

Manila – Estas Ruínas (2024) (single)

Manila – Estas Ruínas (2024) (single)

Depois do lançamento do single de estreia, “domingo à tarde”, tema que intitula o futuro EP da banda, os MANILA acabam de disponibilizar “estas ruínas”, nova faixa de antecipação.

“estas ruínas” é um tema que se recusa a afundar na tristeza, num olhar divertido sobre a dor de expectativas amorosas defraudadas. Acompanhado por um videoclipe realizado pela artista Fabiana Tavares, este novo single dos MANILA destaca-se pela sonoridade espacial, contrastada contra um ímpeto decidido e uma melodia viciante, que espelha uma perspetiva diferente sobre o desamor, onde a dor da perda se entrelaça com momentos de reflexão e humor cínico, sem nunca perder a típica nostalgia portuguesa em que a banda se inspira.

A nova banda emergente da produção nacional abre assim caminho ao EP de estreia, com edição prevista ainda este ano, prometendo uma viagem com a sua música através do groove, flutuando entre temas que tocam no existencialismo, amor, solidão e nas infinitas dicotomias da vida. “domingo à tarde” é uma pequena coleção de histórias, zangas e resoluções. E é por isso mesmo que, no seu EP de estreia, os MANILA se apresentam como contadores de histórias sonoras.

Os MANILA irão apresentar-se a 17 de outubro no NAV, em Lisboa. A faixa “estas ruínas” e o videoclipe que a acompanha já se encontram disponíveis nas plataformas habituais.

Manila – Domingo À Tarde (2024) (single)

Manila – Domingo À Tarde (2024) (single)

Inspirados no espírito nostálgico da música portuguesa, com influências do Soul, R&B e Jazz, os MANILA apresentam-se ao mundo com “domingo à tarde”, single de estreia e que antecede a edição do seu primeiro EP, com data de lançamento a ser anunciada brevemente.

“Domingo à tarde” marca a estreia dos MANILA! 10/05/24, 12:28

nacional, querem fazer o público viajar com a sua música através do groove, flutuando entre temas que tocam no existencialismo, amor, solidão e nas infinitas dicotomias da vida.

Caso dessa mesma intenção é este single de estreia, “domingo à tarde”. O tema mergulha de cabeça num momento de solidão e introspeção: o famoso ‘sunday scaries’ e explora o contraste entre a luz e a escuridão que desenham a nossa vida, numa energia ambivalente que combina vários géneros musicais, característicos da banda formada por Gerard Torres (teclas), Ricardo Pedrosa (baixo), Carmo Braga da Costa (voz), João Serra (guitarra) e Zé Lobo da Costa (bateria).

Os diferentes backgrounds e inspirações de cada membro confluem numa música eclética e repleta de melodias que ficam na cabeça, apresentando uma proposta original de indie pop português. Com um sentimento de resignação e aceitação perante as complexidades da existência, o groove de “domingo à tarde” explora a melancolia que nos consome, mas também nos embala. Paz interior? Só depois de uma boa cacetada de tribulações.

“Domingo à tarde” e o lyric video que a acompanha já se encontram disponíveis nas plataformas digitais. A faixa foi produzida, gravada e misturada por João Sampayo nos Bairro Up Studios, e masterizada por Miguel Sá Pessoa.