Maria Café – Vai Ser Feliz (2024) (single)

Maria Café – Vai Ser Feliz (2024) (single)

Videoclipe de “Vai Ser Feliz” nasce do encontro entre Maria Café e Teatro Ribalta

Conhecedora da beleza do Teatro da Vista Alegre, a banda Maria Café sonhava gravar um videoclipe neste teatro do séc XIX. Conseguiu concretizá-lo no ano em que se celebram os duzentos anos da Vista Alegre e do próprio teatro original – que entretanto foi reconstruído nos anos cinquenta desse século. Para completar o certame, juntaram-se ao grupo de teatro residente, o Teatro Ribalta, com quem pensaram, criaram e produziram o vídeo. 

O mote para a “Vai Ser Feliz” surgiu pelo letrista Ricardo Neto numa altura em que via todos à sua volta, e a ele próprio, um pouco perdidos com o que esperar das suas vidas. Percebe que, apesar de tudo, as coisas acabam por tomar os seus lugares e seguir os seus caminhos – em jeito de conclusão, Ricardo canta para si próprio “tens só 23 anos e uma vida para seres o que quiseres ser de ti”. André, Tomás, Mãos-de-Ferro e Areias dão corpo e ritmo a estas palavras e não conseguem deixar de dançar sempre que a tocam. Ruben Teixeira, da Wakai Studios, foi de novo o escolhido pela banda como parceiro na imortalização do som desta música.

Já o vídeo ficou a cargo de Ricardo e Miguel Neto. Captada em one-shot (técnica que não permite cortes de imagem e obriga o operador de câmara a gravar toda a encenação de forma contínua) a performance de Graça Rocha e Inês Carvalho conta esse mesmo sentimento de estar perdido e, mesmo assim, garantir que as coisas vão ficar bem. João “Blytz” Correia dá cor e luz às cenas; a cenografia fica a cargo de João Anjos e Pedro Simões; toda a operação necessária atrás da câmara ficou entregue aos membros da banda com a ajuda de Leandro e Henrique Nunes.

No dia 19 de maio foi feito um convite à comunidade, que prontamente o aceitou, para participar na parte final deste vídeo. Agora gravado da forma habitual – sem recurso ao one-shot – os pais/filhos, avós/netos e noivos/noivas mostraram para a lente de Miguel o que os faz ser felizes. Cem pessoas compareceram nesta festa no Teatro da Vista Alegre, mesmo que duas delas ainda estivessem nas barrigas das suas mães. O momento foi de alegria e partilha.

O vídeo será apresentado, em ante-estreia, como forma de agradecimento à comunidade local, no concerto de Maria Café nas Festas dos 200 da Vista Alegre, no dia 03 de julho, com início às 21h30. Posteriormente, no 06 de julho, será feita a distribuição do single “Vai Ser Feliz” por todas as plataformas digitais.

Maria Café – Entardecer (2023) (single)

Maria Café – Entardecer (2023) (single)

Aveirenses Maria Café lançam primeiro single “Entardecer”

No dia 11 de novembro, 11ª mês do ano, quando o relógio assinalar as 11:11, os Maria Café lançam o seu primeiro single: “Entardecer”. Este é o primeiro avanço da banda de Aveiro, composta por André Morais (piano), João Areias (baixo), João Carvalho (percussão), Ricardo Neto (voz e guitarra acústica) e Tomás Lacerda (guitarra elétrica).

“Entardecer”, canção pop descomprometida e luminosa sobre o final de um amor que abre a porta para o futuro (os Maria Café cantam “acabou, tenho muito pra viver”), foi a primeira música que criaram em conjunto. O single conta com a gravação, mistura, produção e masterização de Rúben Teixeira (Perpétua), da Wakai Studios. Com a primeira música, surge também o primeiro videoclipe, em que a banda surge em vários pontos da região: Pateira de Espinhel, Óis da Ribeira, Praça do Peixe de Aveiro, Vista Alegre e praia da Costa Nova. Realizado por Ricardo Neto, a captação de imagem é de Pedro Santos e conta com a assistência na produção de Pedro Simões.

Apesar dos seus membros se terem reunido e afirmado enquanto banda no dia 31 de outubro de 2021, há cerca de dois anos, a banda atuou pela primeira vez em junho de 2022, no Festival CRUA, em Aveiro. Maria Café é o nome surgido da reunião da banda em torno de uma garrafa de hidromel, a partir do nome que a avó de um dos membros, natural de Amiais-de-Baixo, em Santarém, dá às plantas conhecidas como “azedas”. A música da banda tem a influência de nomes como Tiago Bettencourt, Os Quatro e Meia e Os Azeitonas.

Em outubro de 2023, venceram o Prémio Carlos Paião, no 22º Festival Canção Vida organizado pelo Grupo de Jovens “A Tulha”, em Ílhavo. Atuaram nas lojas Fnac de Aveiro, Leiria e Viseu e alguns festivais portugueses, como o Agit’Águeda, o Festival de Bacalhau ou a Feira de S.Mateus.

O single “Entardecer” fica disponível, com videoclip incluído, a partir do dia 11 de novembro nas plataformas habituais.