A cantora e compositora Marta Lima acaba de editar o novo EP “Postal Em Branco”, já disponível em todas as plataformas digitais. Pensado e construído em parceria com o produtor Ben Monteiro (D’Alva), o curta duração marca o início de uma fase criativa mais profunda para a artista, que apresenta um conjunto de canções sobre temáticas como a introspeção, a luta pela autoaceitação e a superação, bem como uma evolução na sua sonoridade.
“Este projeto tem uma sonoridade muito diferente do que tinha apresentado até agora. Foi um trabalho em conjunto com o Ben Monteiro, produtor de todas as faixas, no sentido de perceber aquilo que ainda não tinha feito e o que era interessante apresentar. Foi um processo demorado e que denota uma clara vontade de aprofundar e transformar as canções. O EP encerra uma mensagem forte e com um significado pessoal muito importante, que representa a fase de vida em que me encontrava quando escrevi estas canções: um lugar de dor, transformação, auto aceitação e, posteriormente, paz e leveza”, conta Marta Lima.
Nas palavras da artista, “trabalhar com o Ben Monteiro é ser constantemente desafiada a ser melhor, a partilhar emoções e a história por detrás de cada canção e, principalmente, explorar coisas diferentes na música”.
Gravado e produzido nos Great Dane Studios, “Postal em Branco” inclui o novo tema ‘Lima Limão’, com a participação de Ben Monteiro, bem como os singles ‘Passos Marcados’ – que alcançou o segundo lugar no Top A3.30 – As canções mais votadas de 2024 pelo público da rádio Antena 3 – o tema título e o mais recente, ‘Vi-te Partir’, este último acompanhado por um visualizer já disponível no YouTube da artista.
‘Vi-te Partir’, diz Marta Lima, “é a consciencialização da partida de alguém que deixou um vazio imenso; ‘Postal em Branco’ é uma canção introspetiva que explora a dificuldade em expressar emoções, reflete o peso de guardar esses sentimentos não verbalizados, como uma carta nunca enviada. A metáfora do ‘postal em branco’ capta o conflito de quem tem muito para dizer, mas que, por medo ou incompreensão, guarda tudo para si”; ‘Passos Marcados’ é uma canção “mais crua, menos afeitada pelos reverbs, com guitarras e sintetizadores distorcidos”, sobre um sujeito poético que acredita “na existência de um plano para todos nós e que tudo tem uma razão de ser/acontecer, ou seja, que tudo é predestinado”; e ‘Lima Limão’ “é uma música divertida que espelha a amizade que construí com o Ben Monteiro, depois dele me ter desafiado a escrever uma canção em conjunto”.
“Postal em Branco” é o segundo EP de Marta Lima e sucede a “Murmúrio”, de 2023. Além de Ben Monteiro, o novo lançamento conta com as participações de Francisco Santos (bateria), Afonso Lima (guitarra, bandolim), Maria Carvalho (teclados), Mariana Martins (bandolim), Helena Lima (vozes adicionais), Maria Seabra (vozes adicionais) e Vitor Carraca Teixeira (mistura e masterização). O curta duração será apresentado ao vivo durante este ano, com várias datas ainda por anunciar e outras já confirmadas, entre as quais uma tour por várias FNACs durante este mês de janeiro, um concerto no Centro Cultural de Coura, em Paredes de Coura, no dia 7 de fevereiro, e ainda no Musicbox, em Lisboa, a 26 de fevereiro.
Marta Lima – Postal Em Branco (2024) (single)
Marta Lima – Postal Em Branco (2024) (single) Id
Marta Lima está de volta com o novo single ‘Postal em Branco’, já disponível em todas as plataformas digitais. Com uma sonoridade que une a pop à música tradicional portuguesa, afro e funk, este é o tema título do próximo EP da cantora e compositora, a editar no dia 9 de janeiro.
“‘Postal em Branco’ é uma canção introspetiva que explora a dificuldade em expressar emoções. A letra reflete o peso de guardar esses sentimentos não verbalizados, como uma carta nunca enviada. A frase ‘escreverei em mim’ simboliza, precisamente, essa repressão emocional”, conta Marta Lima. “Através de uma linguagem poética e simbólica, o tema transmite a sensação de prisão interior e o desejo de libertação. A metáfora do ‘postal em branco’ capta o conflito de quem tem muito para dizer, mas que, por medo ou incompreensão, guarda tudo para si. O sujeito poético procura uma forma de lidar com os sentimentos reprimidos e alcançar o bem-estar emocional”, diz ainda a cantautora.
Gravada e produzida nos Great Dane Studios, ‘Postal em Branco’ marca o início de uma fase criativa mais profunda para Marta Lima, com novas canções e colaborações. A melodia foi composta pela artista com Afonso Lima e a letra foi coescrita pela dupla com Ben Monteiro, o produtor do tema, com quem a cantora e compositora já tinha colaborado no single anterior, ‘Passos Marcados’.
Marta Lima – Passos Marcados (2024) (single)
Marta Lima – Passos Marcados (2024) (single)
PASSOS MARCADOS – MARTA LIMA
Passado este tempo sem te ver, morri
Julgava que o vento levasse teu calor
O meu corpo correu às cegas
Mergulhei de cabeça com certeza
Não vale a pena
Não vale a pena
Não é que eu queira
A vida inteira assim
Passado este tempo sem falar, entendi
São só os passos marcados
Por alguém e segui
O meu corpo cedeu sem pressa
Foi a brincar com o fogo
Que encontrei a razão
Não vale a pena
Não vale a pena
Não é que eu queira
A vida inteira assim
Não vale a pena
Cantar p’ra te encantar
Não é que eu queira
A vida inteira assim
Não vale a pena
A vida inteira assim
Não vale a pena
A vida quis assim
Não vale a pena
Não vale a pena
Não vale a pena
Não é que eu queira
A vida inteira assim
Não vale a pena
Cantar p’ra te encantar
Não é que eu queira
A vida inteira assim
Não vale a pena
Não vale a pena
Não é que eu queria
A vida inteira assim
A vida inteira assim
A vida quis assim
Gonçalo E Pronto – Vai Tu Á Frente (feat. Marta Lima)(2023) (single)
Gonçalo E Pronto – Vai Tu Á Frente (2023) (single)
Gonçalo e Pronto lança o single “Vai Tu À Frente” em antecipação ao EP “À Mesa”
Depois de ter editado o single “Caju” em 2022 e o EP “Passatempo” em 2020, o artista eborense prepara o lançamento do seu próximo disco, “À Mesa”.
Com uma sonoridade bastante singular e pertinente dentro do universo da Pop, Gonçalo e Pronto revela que “Vai Tu À Frente”, em colaboração com Marta Lima e segundo single deste seu futuro novo EP, foi a última música a ser escrita para integrar o disco, e surgiu já a pensar na colaboração com a artista: ‘Andei uma semana para lhe enviar uma mensagem a pedir que ouvisse a música e ponderasse, até que ela faz uma publicação com uma das minhas músicas e foi aí que ganhei coragem’.
Entre a leveza de espírito em harmonia perfeita com o instrumental e as vozes de Gonçalo e Pronto e Marta Lima, “Vai Tu À Frente” surge com uma mensagem forte sobre a dificuldade em dar um primeiro passo para algo importante: ‘A música é uma conversa sobre dar espaço a alguém de quem gostamos para que possa crescer, mesmo que num ritmo diferente do nosso, noutro lugar, ou até noutras direções’, acrescenta Gonçalo e Pronto. “Vai Tu À Frente” é disponível, digitalmente, a partir do dia 23 de junho 2023.
Marta Lima – Murmúrio (2023) (EP)
Marta Lima lança o seu primeiro EP “Murmúrio”
A ambição de Marta Lima em conferir ao pop português uma nova visão, com pequenas incursões pelas cores e ambientes do jazz e do indie, levou a que no início do ano de 2020 iniciasse a escrita de canções delicadas e sinceras, denotando um claro cuidado pela harmonia entre a palavra e a música.
Murmúrio, o seu primeiro trabalho, é composto por quatro temas produzidos pelo músico terceirense Cristóvam, misturados por João Ornelas e masterizado por John Ruberto, e da prestação musical do baterista Francisco Santos, da teclista Maria Carvalho, do baixista Vasco Trindade e do guitarrista Afonso Lima. Deste EP, foram singles No Mesmo Instante e Casa do Ilhéu. O primeiro aborda a diferença emocional de momentos, entre a intensidade do tão breve vivido e do nefasto brilho que o presente vislumbra e Casa do Ilhéu enuncia os mais belos tons de clareza, abertura e comunhão perante as leves brisas do Ilhéu, onde a companhia se torna eterna, mesmo que fugaz à luz do tempo. Será com estas canções e outras ainda por editar que ornamentará os seus espetáculos ao vivo, projetando-se para o início de 2023 a tour de apresentação deste seu primeiro trabalho.
Ficha Técnica Misturado por João Ornelas masterizado por John Ruberto Produção do Cristóvam Baterista Francisco Santos Teclista Maria Carvalho Baixista Vasco Trindade Guitarrista Afonso Lima
Capa de EP por Cláudia Moreno & Adriana Conceição
Concertos de Apresentação do EP 2023
29.01.2023 Centro Cultural de Lagos, com convidado especial Gil do Carmo 02.02.2023 Casa da Música 03.02.2023 Ciclo Holograma, Gaia 04.02.2023 Fnac Norteshopping 05.02.2023 Fnac Santa Catarina 17.02.2023 Cossoul 25.02.2023 O Bar mais triste da Cidade, Lisboa 28.04.2023 Centro Cultural Malaposta
Quem é Marta Lima? A cantautora Marta Lima nasceu no ano de 1999, em Lagos. A conexão com a música foi ponto assente ao longo de praticamente toda a sua infância, tendo desenvolvido uma paixão crescente pelos anos fora. Mudando-se para Lisboa, as primeiras aparições em público começam a despontar, assim como a escrita das primeiras canções. No ano de 2020 inicia os seus estudos na escola de jazz do Hot Clube de Portugal, assumindo com preponderância e profissionalismo a sua carreira musical. A maturidade que viu sem si brotar desde então, fez com que melhorasse a sua composição, despontando a vontade de partilha do seu trabalho para com o público.