Ana Lua Caiano – cantora, compositora, letrista e produtora – começou a compor as seis músicas que viriam a fazer parte do seu primeiro EP, Cheguei Tarde A Ontem, em 2020, em plena pandemia. Durante
o isolamento provocado pelo Covid-19, em Março de 2020, Ana Lua Caiano viu-se no seu quarto com um sintetizador, um bombo tradicional e diversos “objetos do dia-a-dia” (copos, chaves, cadeiras, etc). Com
isto, Ana Lua Caiano começou a explorar a junção da música tradicional portuguesa, com a música eletrónica e os “sons do dia-a-dia”.
Desde Março de 2022, Ana Lua Caiano tem apresentado essas seis músicas ao vivo em formato de one woman show, tendo atuado em mais de 15 palcos em todo o país passando pela MusicBox, Festival Impulso, MEO Sudoeste, entre outros. Assim, Cheguei Tarde A Ontem, depois de já ter passado por vários palcos, chega finalmente em formato digital e físico com selo da Chinfrim Discos.
O EP revela-nos um conjunto de seis músicas ritmadas, fortes e energéticas que fazem uso de elementos que remetem para a tradição portuguesa, como coros, harmonias e cânones, bem como elementos que remetem para a música experimental e eletrónica como sintetizadores, sons retirados do quotidiano e beat-machines. As seis músicas do EP, refletem sobre a sociedade atual abordando temas como amores tóxicos, pressa, medo de morrer, poder, entre outros.
Aos três singles que Ana Lua Caiano lançou ao longo deste ano – Nem Mal Me Queres, Sai Da frente, Vou Passar e Cheguei Tarde A Ontem – juntam-se agora as músicas Um Menos Um, Que O Sangue Circule e
Olha Maria que mantêm ironia, a força e o ritmo característicos das músicas da artista.
Cheguei Tarde A Ontem é um EP que pretende trazer a herança da música tradicional portuguesa para o mundo moderno, eletrónico e tecnológico, reunindo de forma natural flautas, sintetizadores, guitarras clássicas, sons de máquinas e beat-machines. Ana Lua Caiano com este disco criou um universo próprio em que todos os elementos, vindos de mundos musicais diferentes, se unem de forma simbiótica.
A acompanhar todas as músicas do EP, juntam-se vídeos realizados por Joana Caiano. Estes vídeos irão estrear ao longo das próximas semanas.
O concerto de apresentação do EP Cheguei Tarde a Ontem de Ana Lua Caiano será no B’Leza, em Lisboa, a 6 de Outubro – Jhon Douglas fará a abertura do espectáculo. Este concerto irá ser realizado no formato
habitual da artista de one woman show, em que com um sintetizador, uma loop station, um microfone, um bombo e vários instrumentos percussivos, sozinha em palco e em direto, Ana Lua Caiano concilia a música eletrónica com a música tradicional portuguesa e os “sons do dia-a-dia” através da sobreposição de loops.
Depois do lançamento do EP, a artista já tem diversos concertos marcados até ao final do ano passando por palcos e festivais como Sons do Património, WOMEX 22, Oficinas do Convento, GrETUA e Blue House.
Ficha técnica música
Composição e letra: Ana Lua Caiano
Produção: Ana Lua Caiano,
Guilherme Simões,
Rodrigo Domingos
Voz: Ana Lua Caiano
Coros: Ana Lua Caiano
Percussão: Ana Lua Caiano,
Guilherme Simões
Sintetizadores e teclado:
Ana Lua Caiano, Rodrigo Domingos
Flauta: Beatriz Lerer Castelo
Guitarra Clássica: André Mendes
Arranjos vozes: Ana Lua Caiano,
Bernardo Ramos
Gravação: Guilherme Simões,
Rodrigo Domingos, Bernardo Ramos
Mistura: Guilherme Simões
Masterização: Bernardo Ramos
Ficha técnica capa EP
Fotografia: Joana Caiano
Ficha técnica fotografias
Fotografias: Nuno Conceição e Valentina Vagena.
Comentários