Radio Olisipo On air -
close

30.09.2022

Ayom – Vagabundo (2022) (single)

Ayom – “Vagabundo” (2022) (single)

A canção é costurada a partir da harmônica fusão de ritmos que fazem da Ayom uma das melhores representantes da world music atual, com suas influências da música brasileira, mediterrânea e de países africanos como Angola e Cabo Verde. Desta vez, a Ayom integra ao acordeon e à percussão a sonoridade da música tradicional argentina e uruguaia com suas murgas e os atabaques do candombe. O perfil diverso dos integrantes da banda ganha a influência de mais uma nacionalidade, a argentina. O pianista Fabrizio Mocata, músico de destaque na cena internacional do tango, faz uma participação especial nesta faixa, adicionando um toque de requinte e uma pitada extra de drama. 

Do Brasil, país de origem da vocalista Jabu Morales, vem uma inovação praticamente exclusiva da música brasileira: a baixaria do violão de sete cordas, uma linguagem de contracantos graves muito utilizada no samba e no choro. 

Vagabundo foi gravada para o primeiro disco do grupo Ayom, que conquistou grande reconhecimento da crítica internacional. Foi premiado como melhor disco do ano de 2021 pela revista inglesa Songlines e como melhor álbum de world music pela alemã German Record Critics Association. A ideia de lançar esta faixa somente agora é nostálgica: ela  relembra as boas sensações deixadas pelo primeiro álbum, ao mesmo tempo em que desperta no público a expectativa para o segundo disco da Ayom, previsto para o fim do ano de 2022. Vagabundo chega, assim, como um beijo de despedida de um ciclo; suave, ligeiro e cálido. 

Participação especial de Fabrizio Mocata no piano
Produção: Amplifica Music

Comentários

Deixe seu Comentário