23.02.2024
Basalto – Little Boy Big Tears (2024) (single)
Blunt Knives é o nome do EP de estreia de Basalto, resultado da criação musical que Guilherme de Sousa tem vindo a desenvolver nos últimos 2 anos. Partindo de uma experiência autobiográfica, procura o seu lugar próprio num universo musical melancólico, sombrio e de sonoridades tristes.
O recurso autobiográfico para a composição dos temas facilmente se dilui na construção de uma ficção, esmorecendo os factos que fariam dele um auto-retrato fidedigno – as tristezas são empoladas e os dramas exacerbados.
Até ao momento foram lançados os singles “Little Boy Big Tears” (2022) e “Melt In You” (2023); os restantes temas vêm enriquecer a diversidade sonora, com várias abordagens musicais e inspirações, ainda que todas bastante ancoradas numa influência cinematográfica, pelos seus arranjos e melodias de tonalidade triste e melancólica, num tom sempre dramático, imaginadas para ambientes noturnos – pelas suas nuances sombrias – de beats arrastados e lânguidos.
“Blunt Knives” vai ser editado dia 23 de Fevereiro e conta com a colaboração dos músicos Rui Gaspar (First Breath After Coma), Sofia Ribeiro (LINCE, We Trust) e Mariana Leite Soares. Vai ser apresentado ao vivo nos dias 9 de Março no Passos Manuel no Porto e dia 10 de Maio no Maus Hábitos no Porto.
BIOGRAFIA
Guilherme de Sousa nasceu em Viana do Castelo em 1994 onde concluiu o 5º grau de clarinete e formação musical. Ingressou na ACE no Porto (2009) e continuou a estudar teatro na ESMAE (2013). Em 2016, frequentou a Pós-Graduação em Dança Contemporânea, promovida pela ESMAE e pelo Teatro Municipal do Porto. Em 2019 fundou, com Pedro Azevedo, a associação cultural BLUFF, com quem trabalha em dupla criativa desde 2016.
Comentários