22.02.2024
Ben Yosei – Processionária (2024) (Single)
Em 2023, Rafael Trindade, conhecido a nível artístico como ben yosei, lançou um dos mais belos e bem concretizados álbuns do ano, “lagrimento”. O artista coimbrense faz-nos estremecer com a sua música devocional marcada na forma de instrumentais ambientais e etéreos, embalados em orações que nos remetem para o conceito de portugalidade católica. As memórias e vivências de alguém que paira na margem da urbe estão a descoberto num álbum catártico, pop e experimental.
Após integrar várias listas de melhores álbuns nacionais (Threshold Magazine, A Cabine), o disco é agora editado pela Biruta Records, pela primeira vez, em versão física e limitada a 50 unidades no formato cassete. A edição é acompanhada por uma vela e uma pagela com escrita do Rafael Trindade. O design é da Diana Queirós.
Este dia em que ben yosei atua no Festival Rescaldo (7 de fevereiro), fica também marcado pelo lançamento de uma curta-metragem que acompanha o tema “processionária”, penúltima faixa do álbum. Filmado pelo próprio artista e editado por frost.y (Daniel Oliveira), o vídeo capta momentos em comunhão da população da sua terra natal, Liceia. Um registo de proximidade que homenageia a tradição e os costumes que ligam a comunidade e que acompanha as várias etapas da vida.
lagrimento (“lágrima” + “lamento”) é um andamento triste, o choro recôndito do ser em todos nós. É jorrar pelos que amamos, pelos que perdemos e não estão cá mais, mas também a esperança de que estejam algures a olhar por nós – e de que um dia possamos nós, noutra configuração, olhar por eles. É a minha tentativa de remontar a portugalidade católica que me é casa e cerne, é música devocional.
lagrimento é o encarar do abismo, de tragédias pessoais, de dificuldades e de vicissitudes para neles (e a partir deles) edificar e construir melhor consigo mesmo e com os outros. É a complacência de mergulhar no amor abençoado e em tudo que nele há tanto de luminoso como de sombrio, de reconfortante como de perturbador, de alegre como de sofrido, e a decisão consequente de conscientemente amar, não apesar da dor mas devido a ela.
É um ritual feito a partir de lágrimas e a dignificação, atenção e purificação a partir delas alcançável. É uma qualquer voz lacrimejante que canta louvores. É o humildar do intelecto, o poder indomável da crença e da Fé. É todo e qualquer coração que veementemente ame.
Comentários