Coletivo Gira – Arraial Renovar A Mouraria 2023 #3
Coletivo Gira vai se apresentar no Arraial da Ass. Renovar A Mouraria no dia 2 de Junho, no Largo da Rosa as 19h. Apareçam!
Coletivo Gira veio apresentar o seu projeto na Radio Olisipo, boa escuta! Autor da entrevista: Juninho Ibituruna (23 – 05 – 23) Foto: Leticia Diniz
O Coletivo Gira é um movimento idealizado por mulheres imigrantes em Portugal que tem como objetivo promover a cultura afro-brasileira e a igualdade de gênero através do samba. Fundado em 2021, em Lisboa, o Coletivo Gira surge da iniciativa de 4 mulheres imigrantes com histórias de vida, formações, orígens e profissões distintas. Porém, com o amor pelo samba e pelas suas raízes, latentes. A partir desta idealização inicial e, conhecendo na pele, os entraves históricos do papel da mulher na estrutura social, decidimos, então, formar um Coletivo.
Temos como formação musical base, 6 mulheres em palco, podendo expandir conforme a proposta. Mesmo com pouco tempo de história, ja contamos com uma rede de 30 mulheres, desde amadoras a profissionais que já passaram pelas nossas rodas de samba. É importante salientar que, o Coletivo Gira, concilia com maestria, bandeiras e movimentação social, com a parte musical. Com pouco tempo de estrada, já contamos com mais de 80 apresentações incluindo alguns dos principais festivais e casas de espectáculos do país.
Buscamos quebrar barreiras e estereótipos de gênero através da música, pela fomentação do movimento de mulheres no samba. Tocamos pela igualdade de gênero; pela luta anti-racista; pela celebração à diversidade e à vida. E, com isso, nós do Coletivo Gira temos mostrado que o samba não tem fronteiras, não tem gênero e, como sempre foi e sempre será, uma forma poderosa de expressão e resistência.
Comentários