06.11.2023
Contrapé – Na Outra Mão (2023) (single)
“Rasgão de Ser” é o novo disco de originais de Contrapé, alter ego e projeto intimista do ator e músico Lourenço Henriques.
Dedicado profissionalmente ao teatro, cinema e televisão, Lourenço Henriques começou o seu percurso artístico pela música, liderando bandas como Com-Tradições, vencedora do concurso Reis do Estúdio da RTP1, e Demo-D, com a qual gravou dois álbuns de originais, em 1999 e 2001.
Embora nunca se tenha desvinculado da música, o ator regressou à composição regular de temas originais durante um período difícil da sua vida, no rescaldo de um diagnóstico de cancro. Criar e gravar canções consigo mesmo, num processo meditativo, representou um lugar terapêutico importante em tempos de convalescença. Hoje, já livre do peso da palavra cancro, Contrapé continua esse caminho de recurso à música como forma de diálogo interior.
“Rasgão de Ser” é o seu novo e terceiro disco de originais e tal como os anteriores, “Osseva” e “SeivAvieS”, é resultado de um trabalho longo e solitário, trazendo o primeiro lote de canções escritas pelo músico depois do período em que se debateu com o cancro.
As doze faixas do álbum assentam primordialmente numa matriz indie folk rock, com a palavra no centro das atenções. Embora tenha visto um processo criativo próximo ao dos trabalhos anteriores, com toda a criação e gravação levada a cabo por Contrapé, Rasgão de Ser é o primeiro álbum do músico a contar com um convidado. O guitarrista, compositor e produtor, mas acima de tudo amigo, Miguel Nogueira juntou-se a esta espécie de “travessia solitária” com linhas de guitarra elétrica em cinco temas.
“Na Outra Mão”, é o single que acompanha o disco, e conta com um videoclipe realizado pelo próprio: “é uma canção de ambiente agridoce que nos fala do amor esmagado pelas circunstâncias. Apesar da intensidade, da verdade, da química que agarro numa mão, trago o peso do mundo preso à outra mão”, sublinha o ator e músico.
“Rasgão de Ser” e “Na Outra Mão”, encontram-se disponíveis, digitalmente, a partir deste dia, 20 de outubro.
Comentários