Radio Olisipo On air -
close

Festival Todos 2023

,

TODOS – Caminhada de Culturas 2023
ACERTAR O MUNDO EM SANTA CLARA

Arquipélago de bairros forçados, de difícil mobilidade entre si, distanciados por mares de betão em forma de viadutos e eixos rodoviários, Santa Clara é rocha-mãe de muitas e diversas energias humanas. Aqui, ao longo dos últimos três anos, desenhámos e ensaiámos espetáculos, conversas e oficinas, que registaram em textos, em murais, em vídeos e no património, os desabafos e as forças de um território repleto de urgências.

Motivados pelas inquietações e pelos afetos das gentes da Ameixoeira e da Charneca, inspirados pelos artistas que convidámos e pelos seus atos interrogativos e por vezes até mesmo transgressivos, convocámos milhares de pessoas a visitar esta parte da cidade e a conhecer as suas pessoas. Assim, contribuímos para uma cidadania urbana na qual a voz dos vizinhos e dos forasteiros, as tradições, as religiões, os modos de vida, as línguas e os sonhos nascidos nos quatro cantos do Mundo podem não só coabitar e desafiar-se, como complementar-se, desenhando novas formas individuais e coletivas de acertar o Mundo. Ao cabo de três anos, continuamos a sentir que os nossos corações deviam fazer isto mais vezes.

Como diz Italo Calvino, “vivemos num mundo de histórias que começam e não acabam”. Assim, este ano, a programação para o TODOS – Caminhada de Culturas é em simultâneo uma festa de despedida e um ponto de partida. Queremos defender os encontros, os diálogos e os debates – os que já aconteceram e os que ainda estão por vir. Queremos enaltecer a força das palavras ditas e das músicas que se enlaçam com as frases e se transformam em ação. Queremos dançar e libertar os corpos. Queremos ganhar força e energia para uma revolução, sempre inacabada, que nos faz avançar.

Convosco, queremos pensar que casas, que ruas, que bairros, que cidades, e que Europa e que Mundo de diversidade cultural queremos construir. E de que modo essa identidade plural se pode afirmar na defesa de valores inegociáveis, na distribuição de oportunidades e no afrontamento dos medos que não devem poder paralisar-nos. Queremos propor aos poderes políticos locais algumas utopias do bairro. Queremos imaginar uma Cidade do Destino, lembrando que os nossos corações são amigos muito antigos.

Venham até Santa Clara. Descubram-na. Venham conviver, ver e sentir. Tragam o vosso tempo, a vossa curiosidade, os vossos olhares. Venham entrelaçar novas ideias-raízes de uma identidade maravilhosa mas também complexa. Tragam afeto e esperança. Só assim poderemos TODOS juntos partilhar a comunidade intercultural do futuro, sem nunca sair de Lisboa e caminhando, sempre, ao encontro dos outros.

Link:

https://www.festivaltodos.com

DJ Playlists