Radio Olisipo On air -
close

09.02.2024

LEFT. – Volto A Ti (2024) (single)

LEFT. – Volto A Ti (2024) (single) Id

LEFT. LANÇA ‘VOLTO A TI’, TEMA A CONCURSO NO FESTIVAL DA CANÇÃO 2024

O músico, cantor, compositor e produtor LEFT. é um dos intérpretes do Festival da Canção 2024, revelou a RTP esta quinta-feira, dia 18 de janeiro, em conferência de imprensa. O artista lisboeta, que já tinha sido anunciado como um dos autores da competição, vai interpretar o tema ‘Volto a Ti’, com música, letra e produção da sua autoria. A canção foi selecionada de entre mais de 800 submetidas através da livre submissão aberta ao público.
 

“‘Volto a Ti’ é uma música sobre luto, sobre a fase que se segue ao fim de uma relação, em que a vontade de recuperar o que foi perdido fala mais alto, mesmo sabendo que o fim era inevitável. Musicalmente é um regresso às minhas raízes folk, destacando a guitarra e voz, mas com um toque elétrico na produção, especialmente nas ambiências. A pós-produção do Luar limou a base folk-pop e acrescentou-lhe mais impacto na parte final”, revela LEFT.

LEFT. vai atuar na primeira semifinal do Festival da Canção, no dia 24 de fevereiro. A segunda semifinal e a final acontecem a 2 e 9 de março, respetivamente. Este ano a competição volta a ter 20 temas a concurso, 14 por convite da RTP e os restantes 6 apurados na livre submissão aberta ao público. A música vencedora representará Portugal no 68º Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio, na cidade de Malmö, na Suécia, após a vitória de Loreen, com o tema ‘Tattoo’, em 2023.

’Volto a Ti’ antecipa a edição do primeiro álbum em português do artista, “Limbo”, com lançamento previsto para este ano de 2024.

LEFT. é o nome artístico de António Graça. A carreira do músico ganhou impulso quando venceu o Concurso Nacional de Bandas da rádio Antena 3, em 2015. Dois anos depois, ainda como Antony Left, editou o álbum de estreia indie-folk, “Influence”. LEFT. nasce em 2019, com uma sonoridade mais pop e eletrónica. Por esta altura, edita os primeiros singles, ‘Indigo’ e ‘Love’, seguindo-se ‘Confident’, ‘Gods Of Nothing’ e ‘Sympathize’, todos incluídos no álbum “Perspective”, de 2021, e com os respetivos videoclipes em rotação na MTV Portugal. No Spotify, a discografia de LEFT. ultrapassa os 20 milhões de streams. 

Em 2023 lança o EP “Pop-Snacks”, no qual inclui temas que foi partilhando em pequenos vídeos nas suas páginas de Instagram e TikTok, entre os quais ‘Single’, ‘Antártida’, ‘Bala’ e ‘Nemo’. Além disso, colabora com INÊS APENAS, em ‘Leve(mente)’, com rotação na Rádio Comercial, e com o rapper Cálculo, em ‘Já Sei’, com airplay na Antena 3 e lugares cimeiros no top semanal A3.30 da mesma estação. 

Enquanto produtor, trabalhou com alguns dos maiores nomes da música nacional, como Diogo Piçarra, Aurea, Rita Redshoes ou Fernando Daniel. Produziu o tema ‘Jasmim’, de Tainá, apresentado no Festival da Canção 2021 e, no ano passado, assinou a produção do tema ‘A Festa’, de Edmundo Inácio, classificado em 2º lugar na final do Festival da Canção 2023. Em simultâneo, tem vindo a desenvolver o projeto AVALANCHE, um coletivo de artistas que cria música em colaboração e editou, em 2022, o álbum “Volume I”.

Atualmente, LEFT. prepara a edição do primeiro álbum em português. Com lançamento previsto para o final deste ano, o terceiro disco do artista vai incluir o tema ‘Volto a Ti’, que será apresentado na 1ª semifinal do Festival da Canção 2024.

Comentários

Deixe seu Comentário