11.07.2024
Mário Lopes – Hidromel (2024) (single)
Mário Lopes, baterista e compositor eborense, acaba de disponibilizar um documentário sobre o seu disco de estreia, “QUIMERA”, trabalho associado a valores ecológicos e de proteção e preservação animal.
Neste documentário, Mário Lopes, músico ligado a grupos como Orquestra Jazz de Évora, Monda, Cantadores do Alentejo, SevenDixie e Manuel Guerra, e que já trabalhou com artistas como Rui Veloso, Vitorino, José Cid, entre outros, convida o público a conhecer a história, conceito e imaginário por detrás do seu primeiro trabalho, “QUIMERA”, a partir de imagens e testemunhos captados durante o dia em que o disco foi apresentado ao vivo no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
Filmado e produzido por Danilo Miranda Cares, o documentário acompanha Mário Lopes e os seus músicos ao longo do dia 13 de abril de 2024, mostrando momentos da preparação do concerto, entrevistas e apresentando os elementos-chave das aventuras de diversas criaturas que, em jeito de retaliação pela opressão sofrida às mãos da humanidade, se unem para criar uma supercriatura — Quimera. Este registo é uma viagem pelo universo do imaginário de Mário Lopes, da sua música multifacetada, com influências variadas que atravessam tempos, culturas e geografias.
“QUIMERA” é um disco de fusão instrumental e uma proposta musical composta por oito temas, onde se podem escutar sonoridades de rock progressivo, metal, jazz, música cubana, brasileira, do Médio Oriente e também dos Balcãs, resultando numa paisagem sonora de cariz cinematográfico. Esta paisagem sonora pretende transmitir uma história de vários animais que, após sofrerem às mãos da humanidade, se unem formando esta “Quimera” que irá levar a cabo um ajuste de contas. “QUIMERA” encontra-se disponível nas plataformas digitais desde abril de 2024.
Comentários