Radio Olisipo On air -
close

27.11.2023

Monday – Wasteland (2023) (single)

Monday – Wasteland (2023) (single)

“Wasteland” é o nome da nova canção de Monday e o primeiro single do álbum “Underwater, feels like eternity”, a ser editado no início de 2024 com o selo Lay Down Recordings.

A cantautora explora nesta canção um lugar nostálgico e liminar, uma encruzilhada entre a apatia do deixar-se ir ou a resolução de abraçar a mudança que vem de um lugar de conforto desconfortável.

”‘Wasteland’ nasceu da necessidade de encontrar a minha linguagem no meio da solidão. Tudo começou com os acordes, a melodia e a letra a surgirem rapidamente depois de contar uma história pessoal sobre mudanças na minha vida. É tão fácil cair logo na nostalgia de algo que não funcionou, mas no entanto pode ser libertador reconhecer isso e avançar em direção a algo novo”, refere Monday sobre o surgimento da nova canção.

Ainda sobre o processo de escrita de “Wasteland”, Monday refere que aconteceu um outubro de 2022, num fim de tarde em que o céu estava pintado em tons de laranja e dourado, “o que sempre me deu um sentimento de esperança e entusiasmo pelo que está por vir. Eu queria resumir esses sentimentos sem também abandonar o desconforto que existe quando temos de enfrentar algo que nos magoou de forma profunda.”

Com traços folk e pop, inspirada pelas estórias e vozes femininas de artistas como Laura Marling e Bess Atwell, Monday mergulha nesta nesta nova fase de composição também como produtora das suas próprias canções. Este é o primeiro single daquele que será o seu próximo disco, “Underwater, Feels Like Eternity”, o primeiro em que a artista está encarregue da produção.

O disco é lançado no primeiro trimestre de 2024 com o selo da editora lisboeta Lay Down Recordings.

”Wasteland” é acompanhado por um videoclipe realizado por André Tentúgal e Le Joy, filmado em Londres. A canção já está disponível em todas as plataformas.

Sobre Monday:

Reconhecida pela voz assombrosa, emotiva e envolvente, estética sonhadora e influências folk combinadas com uma sensibilidade pop, a cantautora Cat Falcão tem sido uma figura respeitada na cena musical alternativa em Portugal, desde que apareceu em 2014 ao lado da sua irmã, Margarida Falcão, nas Golden Slumbers, um duo folk com o qual lançou dois álbuns e um EP, tendo feito digressões a nível nacional, onde passou por muitos dos principais festivais do país, e internacional.

Em 2018, Cat fez a sua estreia a solo com o álbum “One” sob o nome artístico Monday. Em 2020, regressou com um som diferente em “Room for All,” uma coleção de canções coloridas, cativantes e vibrantes. Este álbum recebeu aclamação crítica e foi elogiado como um dos melhores discos do ano por proeminentes meios de comunicação, como a Blitz, a Antena 3 e a Vodafone FM.

Em 2021, “Room for All” ganhou reconhecimento internacional ao ser reeditado no Japão pela Inpartmaint Inc., uma editora conhecida por trabalhar com artistas como DIIV, Paul Weller, Jenny Hval, Vivian Girls, Nils Frahm, entre outros.

Cat tem também um histórico de colaborações com artistas como JP Simões, Marinho e Samuel Úria.

Atualmente está a preparar o lançamento do seu próximo álbum, “Underwater, feels like eternity,” no início de 2024. Este próximo lançamento será o primeiro disco produzido pela Cat, constituindo assim marco significativo na sua caminhada artística.

Comentários

Deixe seu Comentário