Radio Olisipo On air -
close

01.11.2023

Monte Branco – Cura (2023) (single)

Monte Branco – Cura (2023) (single)

SINGLE “CURA”

Cura é o primeiro single do EP de estreia de Monte Branco. É um desabafo em discurso direto que nos envolve na dicotomia entre a “necessidade básica vs adição” em relação aos sonhos. A CURA afigura-se como a paz para esta inquietação. O protagonista desta história relata-nos sobre as suas escolhas e sobre as imposições por força das circunstâncias que condicionam as suas expectativas e agravam esta dualidade de sentimentos em relação aos seus sonhos, que ora são fundamentais para viver ora atrapalham o seu percurso.

O tema resulta da inspiração que o autor encontra na conjuntura socioeconómica atual que quase proíbe as várias gerações de sonhar e condiciona as suas escolhas a imposições pré-estabelecidas. Destaque para o verso “até me esqueço quem era” como uma referência à perda da sua essência que levam o protagonista a sentir esta falta permanente dos seus sonhos, mas ao mesmo tempo uma vontade de se livrar desta adição, “morrendo à procura” da verdadeira paz… a verdadeira CURA.

A música contou com a produção de Miguel Nicolau (J. P. Simões, Golden Slumbers, Monday, Memória de Peixe) e vem acompanhada de um videoclip realizado por Mimi Sá Coutinho, que também já está disponível no Youtube.

A realizadora do Porto, que conta já com colaborações com Rui Reininho, Tiago Nacarato, Azeitonas, entre outros, idealizou um ambiente visual entre a floresta e a praia. O vídeo foi captado em Abril de 2022 em Maceda (Ovar), e foi filmado num único take em slowmotion, e pretende ilustrar a procura da CURA.

O vídeo inicia-se com uma imagem do vocalista e frontman da banda a sair da floresta, como que perdido, à procura da única saída no meio da vegetação em direção à praia. Ao longo da caminhada o tema é interpretado em jeito de desabafo em discurso direto, reunindo-se no final com os restantes elementos da banda. Este encontro com a arte simboliza a CURA, terminando o vídeo com uma imagem da praia e do sol a tocar o horizonte.

EP CURA

Os Monte Branco nasceram no Porto no início de 2023, resultado da convergência de músicos habituados a outros ambientes sonoros e que encontraram no indie pop o lugar comum!

O primeiro avanço da banda é o Ep CURA que será editado dia 24 de Novembro de forma independente. A sua matriz constrói-se à volta do dream pop e soft rock pincelados com o revivalismo dos synths dos anos 70 e 80.

O EP foi gravado em 2023 entre o Porto e Lisboa e contou com a produção de Miguel Nicolau, produtor que já colaborou com J.P Simões, Memória de peixe, Golden Slumbers, Monday, entre outros.

O ambiente sonoro revivalista, mas ao mesmo tempo moderno e urbano, foi pensado com detalhe fazendo de cada escuta uma descoberta de novas dimensões das canções.

Os temas dos Monte Branco falam-nos essencialmente da vida, de amor e de sonhos, numa linguagem metafórica urgente e intensa que permitirá ao publico identificar-se com as situações no seu próprio quotidiano e criar relações de proximidade com as canções.

O EP será apresentado ao vivo no dia 29 de Novembro, pelas 21h30m, na Casa da Música no Porto e custam 15€.

Os Monte Branco são João M Pinto, Mário M Moreira, Rui Miguel, Luis Zandré e Gonçalo Palmas. 

Comentários

Deixe seu Comentário