24.02.2023
T3d Bunny e Marian Yanchyk dedicam tema a Mariupol – Ucrânia
“O artista tem responsabilidade moral naquilo que cria” – é o mote de “T3d Bunny”, entidade artística que surgiu em 2020 sob o formato de A.R.G.
Foi a 24 de Fevereiro que o impensável se materializou no romper da madrugada entre clarões vermelhos e nuvens de enxofre a vir de terra – Mariupol, entre outras cidades ucranianas, foram das primeiras imagens da desumanidade dantesca, um cenário impensável a um mundo chamado civilizado, que chegou no clarim da manhã a todas as capitais europeias.
Passado um ano, “T3d Bunny” convidou Marian Yanchyk, violinista Ucraniano, com residência atual em Lisboa, para juntos honrarem não só Mariupol, como todas as vítimas da guerra, opressão, censura, preconceito, fanatismo e violência, que todos os dias nos surgem em todos os espaços noticiosos.
“N!C3 L34P” (Nice Leap) é a faixa produzida pelo “T3d Bunny” com a participação muito especial do violinista, Marian Yanchyk, tornando o seu instrumento como a voz principal da peça.
Segundo os dois artistas, o tema não aufere de letra, pois consideram o mesmo, “como reminiscências da língua universal, antes do homem ter o desaire de Babel e as tribos se dividirem”.
Assim deixam que a melodia e a voz arqueada do violino se tornem oradores principais desta homenagem, e sejam o grito rouco pela paz e pela liberdade de um povo que tem sido abafado por bombas, mísseis, explosões e tiros de metralhadora, numa assinatura temporal infernal…
“Que o mar que banha Mariupol, se expresse com uma raiva de amor, que mesmo na tempestade mais violenta apresenta maior humanidade que o agressor, pois de manhã presenteia as praias com a candura das brancas espumas, filhas da tempestade da véspera”
Comentários