Radio Olisipo On air -
close

Renovar a Mouraria

Lisboa, Portugal

Vai realizar-se, entre 1 e 17 de junho, o Arraial mais diverso e inclusivo dos Santos Populares. O Arraial dos 15 anos da Associação Renovar a Mouraria vai ocupar o Largo da Rosa à semelhança de anos anteriores, com música, gastronomia e uma equipa tão diversa quanto o bairro da Mouraria. Da programação que conta com músicos de Angola, Guiné, Cabo Verde, Brasil, Cuba, Itália e Portugal, a bancas dinamizadas por pessoas imigrantes e refugiadas, o ambiente intercultural e comunitário está aliado às práticas de sustentabilidade ambiental transversais à sua intervenção social.    

Este ano há, contudo, novidades na programação: à festa e ao convívio somam-se momentos de debate sobre temáticas que atravessam a intervenção social da Renovar a Mouraria e o bairro, com o ciclo de debates Meia Palavra Não Basta. Habitação, Imigrações e discriminações e os desafios de viver na Mouraria hoje serão os temas em debate entre as 17h30 e as 19h nos dias 3, 10 e 17. 

Já os dias 8 e 14 serão Dias Benefit, com programação da Bazofo & Dentu Zona e da Cooperativa Bandim.

Como Arraial distinguido com o selo Ecoevento, multiplica a cada ano as práticas de sustentabilidade ambiental: além do uso de biocarvão (Ecobrasa), de materiais para e sobre a separação de resíduos (ValorSul), da promoção do consumo de água da torneira (EPAL), recolectores de beatas, copos reutilizáveis e louça compostável, todo o lixo orgânico produzido será compostado na agrofloresta do projeto Changing (H)earth e todas as tampas reutilizadas para decoração serão doadas à Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL). 

A escala local está na base da intervenção da ARM, pelo que os seus media partners são os mais atentos a Lisboa e à sua diversidade: a Mensagem de Lisboa, que terá a cargo um dj set e a moderação do debate sobre Habitação e a Rádio Olisipo, que dará a conhecer o percurso e o trabalho dos artistas presentes na programação. 

Para quem quiser participar mais de perto no Arraial da Renovar a Mouraria e trabalhar numa equipa diversa e dinâmica em prol da Mouraria e da Associação, estão ainda abertas as inscrições para voluntariado em diversas equipas. 

O Arraial da Renovar a Mouraria é um espaço de continuidade e aprofundamento da integração social e dinamização cultural e comunitária que a Associação promove durante todo o ano, sendo também essencial para a sua sustentabilidade financeira de longo prazo.  

Sobre a Renovar a Mouraria

A Associação Renovar a Mouraria, ONGD de utilidade pública, nasceu a 19 de março de 2008, a partir de um sonho comum de um grupo de moradores empenhados em contribuir para a revitalização de um bairro através de iniciativas comunitárias, educativas e culturais. Atualmente, somos uma referência em desenvolvimento local e no trabalho pela integração de migrantes no bairro e na cidade.  

Renovar a Mouraria – Associação

Associação Renovar a Mouraria (@renovaramouraria) | Instagram

Renovar A Mouraria | Lisbon | Facebook 

DJ Playlists